Responsável por gerir a plataforma de publicação de editais online, o Registro de Imóveis do Brasil(RIB) divulgou a quantidade de editais publicados no Brasil no primeiro trimestre de 2023, revelando que, em março, Goiás foi o estado com o maior número de publicações, superando São Paulo e Rio de Janeiro.
No último mês de março, Goiás foi a unidade federativa com o maior número, alcançando mais de 2 mil editais, à frente do Rio de Janeiro, com 1.895, de São Paulo, 1.760, e de Minas Gerais, 1.428.
Entretanto, considerando a quantidade de editais publicados no primeiro trimestre, o estado goiano ficou em quarto lugar, com 5.244, atrás do Rio de Janeiro, com 6.945, de São Paulo, 5.254, e de Minas Gerais, 5.127.
No total publicado nos três primeiros meses, todos os estados brasileiros publicaram mais de 36 mil editais pela plataforma do Registro de Imóveis do Brasil.
Editais Online
A plataforma para publicação de editais online foi lançada em 2018, pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), para dar publicidade de editais de bem de família, loteamento, retificação de registro, alienação fiduciária e usucapião.
No ano passado, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e o Registro de Imóveis do Brasil (RIB) informaram, em um ofício conjunto, que os novos editais deveriam ser publicados apenas pela plataforma oficial https://www.registrodeimoveis.org.br/editais-online, e não mais pela antiga plataforma “editais online” do IRIB.
O intuito da mudança era unificar as plataformas eletrônicas, fortalecendo o serviço de registro de imóveis no País.