Em conjunto com a Escola Judicial de Goiás (Ejug) e entidades representativas dos notários e registradores, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás realizou, nos dias 4 e 5 de novembro, o 1º Congresso Goiano de Integração do Poder Judiciário e da Atividade Extrajudicial. Uma iniciativa inédita em Goiás que atraiu mais de 700 pessoas para o evento.
Na ocasião, diversos temas foram abordados nas palestras. Entre elas, o tema “Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro”, ministrado pelo desembargador Marcelo Berthe, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que defendeu a realização de concurso público para melhoria dos serviços extrajudiciais, bem como a desjudicialização para o Poder Judiciário ser mais eficiente.
No segundo e último dia de evento, sábado, a palestra tratou sobre “Aspectos Gerais do Sistema Eletrônico de Registros Públicos – SERP, ante a Lei Federal nº 14.382/22 e o Provimento nº 100/20, do Conselho Nacional de Justiça”, ministrada pelo tabelião Hércules Alexandre da Costa Benício, do Cartório do 1º Ofício do Núcleo Bandeirante-DF.
O Congresso abriu ainda um espaço para que a Oficiala Patrícia Luciana Rosa Paes prestasse uma homenagem ao Oficial Registrador de Rubiataba, Luiz Fernando Alves Chaves, que veio a óbito em dezembro do ano passado. Em sua fala, Patrícia destacou a generosidade de Luiz Fernando e que sua essência era de perfeita bondade.
“Dotado de um vasto conhecimento, sabedoria e inteligência, Luiz Fernando foi para mim um mestre, um preceptor. Ele foi como uma luz no meu caminho quando eu sequer tinha esperança de assumir o cartório após tanto tempo”, ressaltou Patrícia que assumiu a serventia apenas em 2021, após longo processo na Justiça.
A homenagem pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo. As palestras podem ser vistas no canal do TJGO no YouTube, clicando aqui e aqui.