A segunda edição do Relatório Cartórios em Números 2020 revelou que, até o mês de agosto de 2020, o número de registro eletrônico de imóveis realizados no Brasil já é maior do que a quantidade registrada em 2019 inteiro. O País realizou 109.046 registros eletrônicos de imóveis, 62,25% a mais do que foi realizado no ano anterior.
O levantamento é produzido e divulgado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e apontou também que a quantidade de certidão digital de matrícula do imóvel com validade jurídica apresentou crescimento em relação ao ano passado. Só até agosto, foram 861.489 certidões emitidas no País, 36,43% a mais do que foi registrado em 2019.
Visto que os serviços extrajudiciais foram essenciais para manutenção da economia e que o atendimento presencial durante o isolamento não era possível, a utilização dos meios eletrônicos se mostraram uma alternativa mais viável para atender a sociedade, tornando, assim, a pandemia pelo novo coronavírus e as respectivas medidas de prevenção como o isolamento um dos principais fatores determinantes para esse aumento indicado pelo relatório da ANOREG/BR.
Um indicativo disso foi a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás determinar, logo após o começo da pandemia, o funcionamento da Central Eletrônica do Registro de Imóveis para viabilizar a continuidade dos serviços extrajudiciais durante o período de isolamento. Além disso, A Corregedoria determinou também que o atendimento aos usuários do serviço de Registro de Imóveis deveria ser realizado, preferencialmente, à distância, por meio de plataformas online disponibilizadas pelo próprio registrador.
Tais medidas da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás atendia às determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), oriundas do Provimento nº 94/2020, que dispõe sobre o funcionamento das unidades de registro de imóveis nas localidades onde foram decretados regime de quarentena pelo sistema de plantão presencial e à distância.
Cartórios em Números
Consiste no principal documento de publicidade dos cartórios extrajudiciais no País e reúne em um único material os dados gerais dos serviços prestados nas unidades de atendimento extrajudicial, publicando as informações relativas aos serviços de Registro Civil, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas, Tabelionatos de Notas e Tabelionatos de Protesto. O relatório pode ser conferido na íntegra clicando aqui.