72% dos brasileiros consideram os cartórios como muito importantes para a sociedade é o que aponta uma pesquisa realizada em maio de 2022 pelo Instituto DataFolha. Os resultados do levantamento foram divulgados ao final de dezembro de 2022 pela Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR).
Além dos que consideram os cartórios como muito importante, a pesquisa que avalia a percepção dos usuários sobre os cartórios indica que 24% os consideram importante, contra apenas 4% que não consideram importante. Sobre os serviços prestados pelos cartórios, 72% dos entrevistados dão notas entre 9 e 10 e 21% dão notas entre 6 e 8.
No que tange à confiança nas instituições, os cartórios receberam nota 7,9 pelos entrevistados, nota maior do que as notas atribuídas, no mesmo quesito, para instituições religiosas (6,7), imprensa (6,1) e para o governo (5). Quanto aos valores atribuídos à imagem dos cartórios, os entrevistados atribuíram as maiores notas para seriedade(8,5), honestidade(8,4), e confiança e credibilidade (8,3).
Com abordagem pessoal de 944 entrevistados, a pesquisa foi aplicada aos usuários após saírem de alguma unidade de atendimento extrajudicial em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília, excluindo profissionais intermediários como office boy e despachantes. A margem de erro máxima para o total da amostra é 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa consta integralmente neste link.